Olá! Ontem foi o dia em que apresentei o meu TCC (trabalho de conclusão de curso, ou trabalho do cão capeta, como preferir). Foi muito emocionante, fiquei bem nervosa e em alguns momentos eu olhava pro slide e pensava: “O que eu estou dizendo?”… No final das contas, deu tudo certo. Ouvi da banca que tenho perfil de pesquisadora e que meu trabalho deve servir de referencia para quem pesquisa sobre o tema (que é População em Situação de Rua). Bom, o fiz com muito suor e lágrimas, mas valeu a pena e acabou!
Quis deixar registrado publicamente o agradecimento que está incluso no trabalho, pois a maioria das pessoas que citei não terão acesso ao documento!
AGRADECIMENTO
Quero deixar neste registro, meu sincero agradecimento as várias pessoas que impulsionaram minha caminhada de quatro anos nesta graduação.
Primeiramente, quero agradecer à Luciana Ferreira Queiroz (Assistente Social), que conheci no meu primeiro estágio, no CRAS Talhado. Num primeiro momento, a admirei pela profissional que é. Hoje, é a minha amiga querida. Não tenho palavras para expressar o amor que sinto por ela! Do mesmo local, agradeço carinhosamente à Nei (Serviços gerais), que todos os dias me faz falta!
Grata à Ana Sartorelli (Assistente Social – CRAS Anchieta) por ter sido minha supervisora de estágio durante um ano.
Agradecimento especial à todas as técnicas do Centro Pop Migrante, que me apresentaram a Média Complexidade da Assistência Social. Rosi (Assistente Social), Telma (Assistente Social), Soraia (psicóloga), Renatinha (psicóloga), Ana Lidia (psicóloga) e Leila (Assistente Social e coordenadora), muito obrigada!
Agradeço imensamente aos profissionais do Centro Pop Munícipe por toda a acolhida, atenção e dedicação, tanto ao meu aprendizado, quanto às minhas questões pessoais. Agradeço Tatiana Longo (Assistente Social) pelas horas que dedicou me esclarecendo duvidas referentes ao equipamento, agradeço à Sonia Miele (Assistente Social e Coordenadora) por ter me mostrado com maestria como é coordenar uma equipe tão complexa, tanto na quantidade de funcionários, quanto na demanda complexa que existe lá. Agradeço também à Renata Velani (Assistente Social), que me recebeu de braços abertos, se disponibilizando para qualquer coisa que eu precisasse. Foi com ela que saí pela primeira vez para a Abordagem Social, nunca vou me esquecer. Agradeço à Carol Ferreira (psicóloga) que me ensinou muito de Abordagem Social. À Gê Muniz (psicóloga) pela força, Dani (estagiaria de psicologia) por não deixar que eu fosse vegetariana sozinha e por todo o amor que exala pelo simples fato de existir. Agradeço ao Juliano (Assistente Social/Agente Social), Queila (Assistente Social) e Marlene (Agente Social) por terem tornado minhas tardes tão mais doces! Agradeço à Silvia Matos (Assistente Social), minha supervisora, que carinhosamente, eu chamava de “super”. Foi um prazer imenso ter sido estagiaria dessa mulher tão inteligente e tão atenciosa. Uma profissional que deveria ser clonada dezenas de vezes! E o agradecimento mais especial do Centro Pop Munícipe, vai para João Paulo Peres (agente social). Foi ele quem me abriu as portas do Centro Pop e que me mostrou a política publica para a população em situação de rua com o seu olhar tão humano! Serei grata eternamente, João! Com muito carinho, agradeci também à Maria (Serviços gerais), sempre tão delicada e preocupada! Aos motoristas Jeová e Lindolfo, um abraço do tamanho da Avenida Bady Bassit! E como eu não poderia deixar de agradecer, em hipótese alguma: os usuários do serviço. Srº Rubens, Marcelo M., Romário, Eduardo, Marquinhos, Franklin (que queria entrar na minha mente – SIC), Priscila, Indianara, Felipe, José F., Reginaldo C, Wellington, Osvaldo e Ariosvaldo (in memorian).
Agradeço também ao pessoal do meu ultimo estágio, Creas Criança e adolescente. Elias (Assistente Social), Patrícia (Assistente Social e coordenadora), Rafaela (Assistente Social), Meliza (psicóloga), Mara (Serviços gerais – que fazia diariamente um chá de erva-cidreira delicioso, além de ser o anjo na terra).
Meus filhos de quatro patas, que durante os quatro anos de correria estiveram me esperando a cada noite que eu entrava pela porta de casa, ansiosos para ficar juntinho da mamãe. Besourinho (que muitas vezes, fez com que eu continuasse na frente do PC estudando, pelo fato de se deitar no meu colo e eu não ter coragem de levantar e acordá-lo), Franklin (filhinho da mamãe), Matias, Hassam (Zé Tretinha), Zingo (Zica do Pântano) e Jasmim , obrigada meus amores pelos ronrons.
Obrigada principalmente ao meu noivo Lawrence, que esteve comigo nos últimos 1 ano e 5 meses desses 4 anos de graduação. Agüentou meu choro, minhas fraquezas e tudo o mais que possa ter vindo com essa carga pesada que é estudar, trabalhar e fazer estágio. Com amor as coisas ficaram mais suportáveis. Você dizendo o tempo todo: ta acabando, momozinha… E acabou!
Agradeço de coração ao Mestre Matsuel Martins Silva, pelas melhores aulas que tive neste curso, e por todo conteúdo aplicado! Muitas coisas do que ele disse, levo comigo na vida!
Eu não poderia deixar de agradecer também a Tânia (professora e coordenadora do curso), que agüentou mais do que eu agüentaria, de uma turma tão difícil. A agradeço também pela força que me deu como orientadora desta pesquisa.
Aos professores Tatiana Anbar, Joceli Stassi e Ricardo Martins, além de agradecer, quero dizer que vocês são muito especiais para mim.
As minhas companheiras de sala Sandra, Cleonice, Milena, Nataly e em especial, Jennifer, que se tornou minha amiga para a vida.
Agradeço de coração à minha amiga Pâmela, que durante o ultimo semestre de curso (o mais desgastante de todos os tempos) esteve comigo, agüentando todos os meus momentos de nervosismo e cuidando da casa quando eu não tinha tempo nem para comer. Serei eternamente grata!
E muito obrigada à Vanessa Barrionuevo, minha amiga argentina, pessoa que mais vezes leu meu trabalho, dando sua opinião critica a ele.
E agora, vida que segue!




